Os vestidos de Maria Antonieta,
Eram composto por uma saia, uma sobresaia e um pedaço de tecido triangular que cobria o peito e o estômago e era encaixado numa abertura frontal do vestido. Essas peças iam por cima de um corselet ou corpete e uma armação lateral, as ancas, que davam forma à silhueta. Os extravagantes tecidos de seda produzidos em Lyon eram essenciais para a moda rococó. O busto podia ser adornado com fitas, o que acentuava suas formas. Ele era ainda levantado e moldado pelo corselet de uma forma muito sedutora. Os vestidos em sua totalidade eram enriquecidos com babados, amarrações, fitas e flores artificiais.
A França como sempre ditou várias modas durante esse século. O início do período é marcado pelo rococó. Ainda que o termo tenha sido utilizado de forma depreciativa no século XIX, por ser comparado com excessos e frivolidades, hoje se refere a um estilo artístico representativo da cultura francesa. A cultura responsável pelo estilo rococó se caracterizava pela busca do prazer pessoal.O estilo rococó, então mais maduro, foi perdendo importância. O vestido de corte mais representativo desse momento possuía uma enorme saia estendida lateralmente mediante amplas ancas artificiais. O conjunto completava-se com um penteado alto, que tinha como objetivo exaltar a beleza do artifício. Os vestidos não eram mais simples peças de vestir, mas incríveis construções arquitetônicas feitas de tela. A refinada estética da cultura rococó desaparecia e sua delicada leveza era substituída pela grande sombra da Revolução.
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